Rio de Janeiro - RJ - Brasil.                                                                         
Untitled Document
Página inicial
                 Blog                 
Artigos e comentários do Dr. Carlos Antônio da Costa
Untitled Document
  Ginecologia e Obstetrícia Baseadas em Evidências
Última atualização: 
03.09.2016 - 02:34 PM  

Dr. Carlos Antônio da Costa
TEGO 035-79

        No intervalo, entre 21.03.2007 e 20.03.2008, foram indexados pela U.S. National Library of Medicine 636.027 artigos sobre gravidez. Nesse mesmo período, também foram indexados 51.295 artigos sobre infertilidade, e 39.304 sobre menopausa. Para manter-se realmente atualizado - apenas nesses três assuntos -, o tocoginecologista teria que ler cerca de 1.990 artigos por dia (!!), ou 82 artigos por hora (!!), ou 1,3 artigos por minuto (!!); isto se ele permanecesse acordado as 24 horas do dia (apenas lendo), durante o ano inteiro. Em outras palavras: é absolutamente impossível acompanhar a crescente produção científico-literária em ginecologia e obstetrícia. Como se isso não bastasse, alguns trabalhos - que tratam do mesmo assunto - apresentam resultados conflitantes, confundindo o raciocínio clínico no momento da tomada de decisão. Há necessidade, portanto, que a literatura médica seja avaliada criticamente quanto à sua qualidade metodológica. Essa avaliação é realizada sob a forma de revisões sistemáticas.
        Como disse Álvaro Atallah, Diretor do Centro Cochrane do Brasil: "as revisões sistemáticas da literatura - resumidas em metanálises - visam sintetizar as informações sobre determinado tópico; integrar informações de forma crítica para auxiliar as decisões; ser um método científico reprodutível; determinar as generalizações dos achados científicos; permitir avaliar as diferenças entre os estudos sobre o mesmo tópico; explicar as diferenças e contradições encontradas entre os estudos individuais; aumentar o poder estatístico  para detectar possíveis disparidades entre os grupos com tratamentos diferentes; aumentar a precisão da estimativa dos dados, reduzindo o intervalo de confiança e, finalmente, refletir melhor a realidade." A Medicina baseada em evidências é o elo entre a boa ciência e a boa prática clínica.
         A  Cochrane Collaboration  é uma entidade internacional - representada em nosso país pelo Centro Cochrane do Brasil - que promove o conhecimento médico, por meio de grupos de estudo que realizam revisões sistemáticas da literatura,  disponibilizando os respectivos resumos na Internet.  A Medicina Baseada em Evidências, em conjunto com a experiência, a competência e a ética profissionais, modelam o atual patamar de excelência na prática clínica.

Revisões sistemáticas da Cochrane sobre:
Gravidez e Parto
Métodos Anticoncepcionais
Subfertilidade
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Distúrbios Menstruais
Incontinência Urinária
HIV - AIDS
Câncer Ginecológico
Câncer da Mama

Para saber mais...

 

 

A publicação do "Effective Care in Pregnancy and Childbirth"  pela equipe chefiada pelo Prof. Dr. Murray Enkin  foi um marco na obstetrícia baseada em evidências. Vale a pena conferir a sinopse des- te livro no site do College of  Midwives.(em inglês)

Obstetrics & Gynecology Evidence Based Medicine Articles
por MDLinx

"A Medicina é a arte da incerteza e a ciência da probabilidade".
Prof. William Osler
Untitled Document
Página inicial     Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios HONcode.

Verifique aqui.