Rio de Janeiro - RJ - Brasil.                                                                         
Untitled Document
Página inicial
                 Blog                 
Artigos e comentários do Dr. Carlos Antônio da Costa
GO com . ponto - Busca Bibliográfica na Internet

   Busca Bilbiográfica na Internet

Última atualização: 
24.08.2009  10:44 AM 

Dr. Carlos Antônio da Costa
TEGO 035-79
       A pesquisa bibliográfica "online" é um dos maiores méritos da Internet. Os estudantes - de todos os níveis, da graduação ao pós-doutorado - não precisam mais ir às bibliotecas para obterem referências científicas (nem sempre disponíveis) para a conclusão de seus trabalhos acadêmicos. Hoje, as maiores - e melhores - bibliotecas do mundo estão à disposição do pesquisa- dor, durante as 24 horas do dia. Ininterruptamente, essas bases de dados podem ser consulta- das, rompendo as barreiras do espaço e do tempo.
      Apesar de óbvio, quero lembrar que as consultas a quaisquer das bases de dados listadas abaixo irá retornar um número muito maior de referências quando feitas em inglês, pois esse é o idioma adotado internacionalmente para a indexação dos resumos dos artigos. Diga-se de passagem que obtem-se melhores resultados quando empregamos os descritores (termos técnicos utilzados na indexação) do MeSH - Medical Subject Headings.
       Agora, mãos à obra, e... boa pesquisa!!

BIREME - OPAS - OMS

BIREME - Biblioteca Virtual em Saúde: A BIREME é um centro especializado de informação técnico-científica em saúde da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para os países da América Latina e Caribe. As bases de dados que compõem a BIREME são: LILACS, MEDLINE, COCHRANE, SciELO, além da documentação científica da Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. É, portanto, um metabuscador (faz buscas simultâneas em vários instrumentos de busca). Recomenda-se o uso dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.


LILACS

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde: É uma base de dados produzida pelos países que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.


Scientific Eletronic Library Online

SciELO: A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Aqui pode-se encontrar textos completos e gratuitos.

PubMed / MEDLINE: É um serviço da U.S. National Library of Medicine que inclui mais de 17 milhões de referências (textos) de diversas bases de dados, indexados desde o ano de 1950.Trata-se do maior acervo mundial de informação em saúde disponível na Internet; instrumento indispensável para todos os pesquisadores da literatura médico- científica. Para melhor aproveitamento recomendamos a leitura do PubMed Tutorial.

PubMed Central: É um arquivo digital do U.S. National Institutes of Health (NIH), que reune textos completos e gratuitos de diversos periódicos especializados em ciências biomédicas.

NLM Gateway: É o metabuscador (faz buscas simultâneas em vários instrumentos de busca) do U.S. National Institutes of Health. Experimente digitar a palavra "chlamydia"; dê "enter" e veja os resultados.

WHOLIS

Base de Dados da Organização Mundial deSaúde (WHOLIS):

HighWire Pres: Metabuscador das Bibliotecas da Universidade de Stanford (Califórnia). O forte deste buscador são os artigos completos e gratuitos, que hoje, totalizam quase dois milhões. Segundo seus organizadores, o HighWire Press possui um acervo maior que o do PubMed Central.
Cochrane BVS
Cochrane: A Medicina começou a ganhar novas dimensões, em eficiência e credibilida- de, a partir das Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane. Hoje, a consulta à Cochrane Library deveria ser uma rotina para todos os médicos que desejam manter-se atualizados.
SUMSearch

SUMSearch: É um metabuscador de documentos médicos baseados em evidências, desenvolvido por Bob Badgett, MD. Associate Professor of Medicine, Director of Clinical Informatics, Department of Medicine da University of Texas - San Antonio. Muito bom!

Google Acadêmico: É a forma mais simples de acessar referências científicas (inclusive os textos completos). É importante frisar que o Google Acadêmico é um metabuscador popular; ou seja, é semelhante à batéia de um garimpeiro na beira do rio... Cabe ao pesquisador separar o ouro do cascalho.
Untitled Document
Página inicial     Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios HONcode.

Verifique aqui.