Rio de Janeiro - RJ - Brasil.                                                                         
Untitled Document
Página inicial
                 Blog                 
Artigos e comentários do Dr. Carlos Antônio da Costa
GO com . ponto - Sinopse Biográfica do Autor.
  Sinopse biográfica do autor de "GO com . ponto",
  
Dr. Carlos Antônio da Costa - TEGO 035/79 AMB/ FEBRASGO.
Última atualização: 
03.02.2015  10:11 AM 

       Nasceu, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 24 de fevereiro de 1949.
       Graduou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1975.
       Um mês antes de receber o diploma de médico, participou do primeiro concurso público nacional, instituído pelo Hospital dos Servidores do Estado (HSE - IPASE), para provimento de uma das cinco vagas para médico-residente da Clínica de Ginecologia daquele prestigiado Hospital. Até aquela data, apenas os apadrinhados de senadores, de governadores, de primeiras-damas e de outras ilustres personalidades da República,  poderiam disputar - sem concurso - uma  vaga para R1 do Hospita do Servidores (em 1954, o HSE foi distinguido, pela Associação Americana de Hospitais e Colégio Americano de Cirurgiões com a láurea de classificação Padrão A, único na América do Sul). Depois de ter sido aprovado no teste escrito, o Dr Carlos, foi exaustivamente sabatinado pela banca examinadora da Ginecologia, composta pelos Drs. Paulo Barros, Walter Costa Vaz e Saul Orgeinstein, obtendo o primeiro lugar entre os demais candidatos para a especialidade.
      Em julho de 1976, também em concurso público nacional, promovido pelo Ministério da Aeronáutica, foi aprovado, em primeiro lugar na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia; fato que propiciou o seu ingresso na carreira militar.
      Seguiram-se outros concursos públicos - e aprovações - cuja enumeração é desnecessária. Entre esses, porém, dois devem ser ressaltados: o primeiro, para a obtenção do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), conferido pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, em julho de 1979; o segundo, em 1985, para prover o cargo de Professor-Auxiliar da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ - a mesma em que se formara dez anos antes -, uma demonstração a seus mestres (Acrysio Peixoto e Aurélio Monteiro) dos conhecimentos adquiridos.

     O autor de "GO com . ponto" - iniciou os seus estudos sobre os aspectos clínicos, cirúrgicos e psicossomáticos da Ginecologia e da Obstetrícia ainda no terceiro ano da Faculdade de Medicina, quando iniciou estágio, como plantonista, no Hospital-Maternidade Fernando de Magalhães (antiga Maternidade de São Cristóvão, hoje Instituto Municipal da Mulher Fernando de Magalhães). Lá, às 7:20 h, do dia 9 de abril de 1972, deu assistência ao primeiro parto normal de sua carreira. A recém-nascida pesou 4.400g e mediu 51cm, apresentando ótimas condições de vitalidade.
      Em 1973, tendo sido aprovado - sempre por concurso -, para o internato na 33ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro - Serviço do Prof. Jorge de Rezende -, e também, para o internato da Maternidade Pro Matre, optou por esta última, vindo a compor a equipe de plantonistas das segundas-feiras, sendo seus preceptores os Drs. Olyntho Resende (Chefe do Plantão), Paulo Murahyama (Chefe de Equipe), Maria Célia Costa e Hugo Miyahira, os quais exerceram profunda influência em sua formação profissional - do 4° ao 6° ano da Faculdade - , demonstrando-lhe a simbiose da Ciência e da Arte na condução da assistência médica à gestante. 
       Buscando ampliar os seus conhecimentos para tornar-se um especialista em Ginecologia e Obstetícia, o Dr. Carlos Antônio, durante o 6° ano da Faculdade (1975), além de freqüentar o ambulatório, as enfermarias e o Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, também foi estagiário do Pronto-Socorro do Hospital Souza Aguiar - Sala de Mulheres - Equipe Samuel Pereira, e do Centro de Estudos Luíza Gomes de Lemos da Fundação das Pioneiras Sociais - na época, um dos serviços mais conceituados no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer do colo uterino e da mama -, hoje Hospital do Câncer III do Instituto Nacional do Câncer. Lá, teve a oportunidade de aprender e apreender os fundamentos da mastologia - as bases da interpretação das imagens mamográficas - graças à convivência harmoniosa e à generosidade didática de Paulo Mauricio Soares Pereira.
       Completada a sua formação e especialização, o Dr. Carlos seguiu a carreira de médico-militar da Aeronáutica, tendo servido na Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro, RJ), Hospital Central da Aeronáutica (Rio de Janeiro, RJ), Academia da Força Aérea (Piraçununga, SP), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA (São José dos Campos, SP) e Hospital de Aeronáutica de São Paulo (São Paulo, SP). Neste último, chefiou a Divisão Médica por cerca de dois anos, tendo sob seu comando e orientação 67  Oficiais da  FAB   (57 médicos, 3 fonoaudiólogas, 1 fisioterapeuta, 2 terapeutas ocupacionais e 4 psicólogas), 5 Oficiais-Médicos da Marinha  e 3  funcionários civis de nível superior. Em julho de 2001, passou para a reserva no posto de tenente-coronel.
       Além de exercer a especialidade no âmbito da Aeronáutica, o autor de "GO com . ponto" também manteve atividades médicas, clínicas e cirúrgicas, no âmbito da clínica particular. A freqüência a congressos, cursos e simpósios sempre foi uma constante em sua vida acadêmica, ratificando a convicção de que o médico deve atualizar-se permanentemente. Assim pensando, também frequentou - hospitais e serviços especializados, como a Maternidade Alexander Fleming (1987, por convite de seu amigo e Chefe de Clínica, Dr. Vital Jacques Benuzio) e o Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher da UNICAMP (1993).
       Retornando à cidade do Rio de Janeiro em 2010, o autor de "GO com . ponto" passou a participar, em outubro daquele ano, dos seminários de capacitação teórica dos médicos residentes do Serviço de Ginecologia do Hospital Federal de Ipanena, por concessão do chefe daquele Serviço, Dr. Aguinaldo Ferreira Leite Filho.
       A experiência clínica, cirúrgica e administrativa, acumulada ao longo dos últimos 43 anos de atuação, hoje, mostra-se enriquecida pela possibilidade de compartilhar seus conhecimentos com outros especialistas - no Brasil e ao redor do mundo - por meio deste admirável instrumento de intercâmbio técnico-científico: a Internet.

 
                  O Dr. Carlos é médico voluntário da Policlínica Santa Mônica, no Leblon.



Um resumo do curriculum do Dr. Carlos, desde o ingresso na Faculdade de Medicina até os dias atuais, pode ser acessado aqui.
 


Em todas as fases da existência feminina, o
médico ginecologista é o principal agente
para promover a Saúde da Mulher.

Untitled Document
Página inicial     Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios HONcode.

Verifique aqui.